Administração de Pessoal

Administração de Pessoal

Quem não é da área, pode ter uma sensação de estranheza ao ouvir o termo “administração de pessoal”. Além disso, ele também pode ser confundido de algumas maneiras, mas, na verdade sua definição é bem clara, e está relacionada à gestão de pessoas. Essa é uma área que tem uma grande importância no mundo dos negócios!

Administração de Pessoal: o que é?

Para quem não está familiarizado com o termo, trata-se de uma parte da empresa que fica responsável pela gestão dos profissionais que trabalham ali.
Ela é responsável por cuidar da função de cada um, a partir de estratégias que garantem que a equipe possa desenvolver seu trabalho da melhor maneira possível.

Em que atua?

A administração de pessoal cuida de tudo na empresa que envolve o contato com pessoas, como se fosse um setor de recursos humanos, só que com um pouco mais de obrigações.

administração de pessoal

Admissões

Se um funcionário precisa ser admitido, é a administração de pessoal que cuida das admissões da empresa. Não é como se ela atuasse no recrutamento, mas sim na inserção dos funcionários depois de já terem sido admitidos na empresa.

Isso porque é preciso colher informações dos funcionários, cadastrá-los no sistema, elaborar o contrato, registrar o funcionário e deixar tudo de acordo com o que a lei prevê. Normalmente, os profissionais da área de administração de pessoal contam com um software para ajudá-los a não perder muito tempo cuidando dessa parte.

Blinde-se contra os problemas que ameaçam seu negócio!

A Seguradora da Azeplan é o que você precisa para garantir a segurança e o equilíbrio da sua empresa e dos seus clientes!

Baixar eBook Gratuito

Demissões

Também se algum funcionário precisa ser demitido, por exemplo, quem irá cuidar de toda a documentação para que isso seja feito? É a administração de pessoal. É ela que também se encarrega de dar informações ao funcionário a respeito da demissão e pelo pagamento de seus benefícios, caso ele ainda tenha dinheiro a receber.

administração de pessoal
administração de pessoal

Férias

Todos os funcionários de uma empresa, após um certo período, têm o direito de receber férias, e a administração de pessoal cuida dessa parte também. E caso o funcionário precise receber um valor equivalente às suas férias, esse setor garante que isso seja feito também.

Organização dos arquivos

Durante a permanência de um funcionário na empresa, ele gera dezenas de arquivos, que precisam estar bem organizados lá dentro. Suponhamos que um funcionário demitido queira recorrer, e alega algo que não é verdadeiro em relação ao seu pagamento, por exemplo.

Se você tem os documentos que ele gerou durante sua permanência na empresa, então poderá comprovar que aquilo não é verdade. Mas, e se você não tiver? Irá sofrer um grande prejuízo, por isso, é preciso contar com uma equipe para gerenciar esses arquivos.

Isso é basicamente pelo que fica responsável a administração de pessoal dentro de uma empresa. Você já pode contar com esse tipo de serviço em sua empresa?

administração de pessoal