Regularidade Fiscal

Regularidade Fiscal

img-regularidade-fiscal1

Muitos empreendedores que negligenciam a regularidade fiscal acabam tendo problemas com sua empresa no futuro. Isso porque estar de acordo com o que prevê a lei é fundamental para manter seu negócio funcionando bem. Você sabe o que é regularidade fiscal e qual a sua importância?

Bom, se você é um empreendedor de primeira viagem, ou mesmo nunca se preocupou com essa parte, então está na hora de aprender e começar a se preocupar.

Regularidade Fiscal

Em primeiro lugar, você sabe o que significa isso? Bom, trata-se de estar de acordo com todas as obrigações que a empresa precisa cumprir para com o Governo.

Isso inclui a documentação, e os impostos pelos quais todos os empreendedores precisam pagar. Quem não paga, sonega, e isso não tem nada a ver com cumprir com a regularidade fiscal.

Por que preciso me preocupar com isso?

Na realidade, muita gente foge dessa parte, mas não deveria. Suponhamos que algum órgão venha cobrar da sua empresa impostos que já foram pagos, por exemplo.

Se você não dispõe da documentação necessária, como será possível comprovar que o valor que está sendo cobrado, na realidade, já foi pago? Além disso, assim você também protege informações de seus funcionários, garante direitos trabalhistas e previdenciários deles, bem como os seus!

Ainda é importante ter em mente que nem sempre é possível confiar cegamente nos funcionários. Pode ser que algum deles, ao ser demitido, entre com um processo contra a sua empresa, alegando falha na regularidade fiscal.

Para se livrar da acusação, você precisa ter como provar que está tudo nos conformes, correto? Por isso, é importante dispor dos documentos.

NEWSLETTER

Milhares de empreendedores aprendem semanalmente tudo sobre empreender com sucesso através de nosso artigos poderosos.
Junte-se a eles!

Certidão de Regularidade Fiscal

E se você está se perguntando a partir de qual documento é possível comprovar que sua empresa cumpre com todas as suas obrigações, então a resposta é a certidão de regularidade fiscal.

Essa certidão é aquela que comprova a atual situação fiscal de uma empresa. A situação fiscal está relacionada aos débitos tributários, e não tê-la pode colocar a empresa sob riscos de ter que pagar altas taxas de juros, ou de até mesmo ter que parar de funcionar.

Existem dois tipos de certidão de regularidade fiscal:

– A CDN (Certidão Negativa de Débitos)
– A CPEN (Certidão Positiva de Débitos com efeitos de Negativa)

São essas certidões que declaram se há a existência de dívidas por parte da empresa, entre outros aspectos.
Quem deve emitir essa certidão?
Estamos falando de empresários, mas, de uma forma geral, a certidão de regularidade fiscal pode ser emitida tanto por pessoas jurídicas quanto por pessoas físicas.
Por isso, não existem mais desculpas para não tirar a certidão de regularidade fiscal da sua empresa. Não perca tempo e faça este serviço com a Azeplan®! Tenha toda a confiabilidade e expertise de profissionais especializados para garantir a segurança do seu negócio.